sexta-feira, 25 de maio de 2018

Labilidade Emocional


São poucas as pessoas que sabem o que é ou qual o seu significado, como são só algumas pessoas que sabem como é viver o seu dia-a-dia com Labilidade Emocional, uma instabilidade que quer controlar a vida a quem sofreu um AVC, numa zona especifica do cérebro.

Para quem não sabe, Labilidade Emocional é um descontrole das emoções, que tanto podem ter vontade de chorar, às vezes sem motivo ou podem ter vontade de sorrir descontroladamente ou mesmo ter mudanças de humor repentinas, essas reações são efeitos do AVC.

Eu não queria que assim fosse, mas sou uma das pessoas que ficou a saber como é viver com Labilidade Emocional, como é não ter o controlo total de todas as minhas emoções, como é ficar tão sensível tanto ao nível físico como ao nível psicológico, como é ter vontade de rir sem autocontrole ou como é ter uma vontade louca de chorar descontroladamente.

Ter ficado com Labilidade Emocional, uma das sequelas que o AVC me deixou, sentir que mesmo fazendo o possível, as minhas emoções deambulam dentro de mim, muitas vezes descontroladas, que apesar de aprender algumas estratégias para ter algum controlo, com o passar do tempo, mesmo assim continuo uma boa parte do tempo a sentir que o meu cérebro é que detém o controlo de mim.

E que nem sempre consigo fazer alguma coisa para evitar, são as complicações que não se vêm, mas que são muito complicadas de gerir, que conseguem levar-me ao limite das minhas forças, que tentam destruir-me por dentro, mesmo sem querer.

Como eu, existem outras pessoas que sofrem de Labilidade Emocional e que precisam de compreensão, mesmo que seja difícil de entender!  

Anabela Jerónimo Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário