domingo, 18 de agosto de 2019

Perdas & Ganhos


A pedido do Blog AVC Luta Diária, para escrever sobre Perdas & Ganhos aqui fica um pequeno texto que escrevi.

Já passou mais de 6 anos desde que sofri um AVC Hemorrágico, no Tálamo, no Sistema Nervoso Central, em que fiquei completamente paralisada do lado direito, o que condicionou muito a minha vida, tinha então 44 anos.

Derivado ao local da lesão, além das sequelas físicas, fiquei também com as sequelas sensitivas e emocionais, e por isso os meus dias depois do AVC nunca foram fáceis, ao perder os movimentos todos do lado direito, tive que aprender a andar de novo, a aprender cada coisa como se fosse a primeira vez, foi tudo muito demorado.

Fiquei dependente de uma cadeira de rodas, assim como da minha família para tudo o resto, desde fazer a higiene pessoal, vestir e até mesmo comer, entre tantas outras coisas, perdi a vida como a conhecia até então, foi mesmo como se começasse de novo a conquistar pequenas coisas, uma de cada vez, muito lentamente.

Aos poucos fui recuperando a minha mobilidade, a minha autonomia, aprendi a adaptar-me há minha nova condição, hoje em dia, sou uma pessoa independente na minha casa, faço a higiene pessoal, visto-me, calço-me e alimento-me, tudo sozinha, além de fazer as refeições e várias tarefas de casa, aprendi a fazer tarefas normais, mas de outro jeito que fui descobrindo.

Dia após dia, adapto-me a novas maneiras de conseguir fazer as tarefas que antes eram banais, pois existem várias formas de me adaptar a esta nova vida, a aprender a ter uma vida o mais independente possível e a reajustar-me a uma nova maneira de olhar a vida.

Ainda não estou como antes, as sequelas foram muitas, mas descubro sempre outras formas de compensar o que havia perdido, porque para mim o importante é estar viva a viver outras experiências, que são tão válidas como as anteriores.

Devemos sempre cultivar a esperança de que tudo vai melhorar, pois a vida não termina, mas vai adaptar-se a uma nova forma de viver.

Anabela Jerónimo Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário