segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Descapacidade

Não nasci com uma deficiência, passei a ser uma pessoa portadora de deficiência física já na idade adulta, de uma maneira ou de outra, aos meus olhos nunca foi um problema, sempre vi além das deficiências, nunca cataloguei ninguém por ter uma imperfeição física, ter uma deficiência física é como ter olhos azuis ou cabelos pretos, ter na voz um tom mais alto ou ser baixa, é uma maneira de descrever uma pessoa, nem devia ser para mais nada.

No entanto não é assim, não é o que sinto, a palavra deficiência acarreta logo uma conotação negativa, transporta atrás o preconceito, muitas vezes camuflado por um sorriso ou por um gesto de simpatia, é uma palavra que incapacita, ainda antes de saber em que tarefa ou trabalho uma pessoa é capacitada.


Por isso, identifico-me com a palavra Descapacidade, pois define bem como me sinto perante esta deficiência que não pedi, foi por estes e muitos mais motivos que ao ter conhecimento da palavra Descapacidade, fiquei rendida, pois é uma palavra que define que não tenho capacidade de fazer determinada tarefa, mas ao mesmo tempo define que sou capacitada para muitas outras, e que acarreta uma conotação positiva.


É assim que gosto de ser vista, olhada pelos demais, que apesar de ser uma pessoa portadora de uma deficiência física, sou capacitada para muitas e variadas tarefas!


Anabela Jerónimo Resende


Sem comentários:

Enviar um comentário