segunda-feira, 30 de outubro de 2017

29 de Outubro - Dia Mundial do AVC

No dia 29 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial do AVC, por todo o mundo e na cidade de Setúbal, não foi excepção, onde houve um evento na Biblioteca Municipal, com o apoio do Gabinete de Saúde, da Câmara Municipal de Setúbal e da Portugal AVC, que vai ganhando um destaque cada vez maior.

Cada localidade destaca o dia como pensa ser melhor ou de maior relevância, em Setúbal juntou-se um grupo de pessoas, de várias valências, incluindo eu própria, que decidiu assinalar o dia de forma a comemorar a vida, comemorar que após um AVC existe vida.

Ficou definido, que para este dia iríamos fazer uma apresentação do livro “Os Teus Olhos” onde a autora Fátima Silva, escreve sobre o AVC que sofreu, que uma amiga comum, a Isabel Furtado iria dar o seu testemunho de sobrevivente de um AVC e que a minha intervenção seria falar sobre a Portugal AVC, como surgiu e quais os seus principais objectivos.

Depois de muito trabalho, chegou o dia e apesar de não ter a assistência desejada, foi um evento com a qualidade e versatilidade, que os eventos que a Portugal AVC apoia vão adquirindo, no geral foi um evento muito gratificante para quem assistiu e para quem participou.

Além das palestras principais, tivemos dois convidados, uma poetisa, convidada da Fátima, que leu dois poemas da sua autoria, e um poeta setubalense, José Raposo, a quem convidei para fazer um poema sobre AVC, e não sendo sobrevivente de AVC, conseguiu captar o sentimento que lhe foi pedido e escrever um poema tão sentido e que neste dia veio pessoalmente declama-lo e que muito gentilmente ofereceu à Portugal AVC, a quem endereço a minha gratidão.

Foi uma tarde repleta de partilhas, que me preencheu de alegria, com pessoas muito especiais numa amizade crescente, que ocupam cada vez mais um cantinho do meu peito e a quem agradeço por partilharem este dia de muito significado para mim e para todas as sobreviventes que estiveram ao meu lado e que só enriqueceu quem esteve presente a beneficiar daquela partilha!

Anabela Jerónimo Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário