sábado, 31 de março de 2018

31 de Março - Dia Nacional do Doente com AVC


Todo o meu percurso após sofrer o AVC, tem sido muito difícil, muito trabalhoso, com muitos obstáculos a superar, quando penso ter superado uma dificuldade, surge logo outra, nada é fácil, mas nada é impossível, esse é o meu lema para enfrentar todos estes anos de luta.

No entanto, a analise que faço, é que tem sido um tempo de conhecimento, que me tem dado a oportunidade de conhecer muitas pessoas extraordinárias, que me ajudam a continuar este caminho da recuperação, com quem tenho aprendido muito.

Que consigo suportar muito mais do que algum dia pensei ser capaz, que sou pessoa de uma enorme determinação e de uma enorme perseverança, com o passar do tempo percebi que estava a recuperar mais depressa, segundo o prognóstico que me estava reservado, o que me deixa muito satisfeita, pois desejo sempre recuperar mais e acredito que é possível.

Sempre fui fundamental na minha recuperação, porque a minha motivação leva-me mais longe, querendo sempre fazer mais do que posso ou muitas vezes consigo, o que acaba por conduzir-me ao ponto onde me encontro hoje, a minha grande vontade trouxe-me a um caminho que parecia improvável e devido a nunca desistir, tornou-se possível.

Mas é um caminho que preferia que ninguém transpusesse, por isso considero fundamental que estejam cientes de que o AVC é a principal causa de morte no mundo e muitas vezes, demasiadas vezes, deixa sequelas incapacitantes para o resto da vida, que a prevenção é muito importante para evitar sofrer um AVC e que todas as pessoas tivessem consciência que podem estar sujeitas a isso.

Porque quando se sofre um AVC, a vida muda completamente, então qualquer esforço que se faça em relação à prevenção, como mudar hábitos alimentares, começar um exercício físico ou modificar a postura em relação à vida, não é nada comparado à mudança que uma pessoa tem na sua vida.

Pois ter que enfrentar todas essas mudanças físicas incapacitantes e limitantes, deixar de conseguir fazer o mais básico, como comer, tratar a higiene, vestir-se, muitas vezes deixar falar, deixar de ser uma pessoa independente e passar a ser uma pessoa dependente de outrem, é mais que uma boa razão para estar ciente de que um AVC é muito grave e que deve ser evitado que suceda muitos mais casos de AVC no futuro!

Anabela Jerónimo Resende

2 comentários: